Projeto 8, 1o semestre 2013: REGIMENTAL

Aos alunos de projeto 8 da VM1 e VM2:

Vou descrever aqui a composição da nota da prova regimental e depois como será avaliado o projeto a ser entregue.

COMPOSIÇÃO DA NOTA DA REGIMENTAL:

1,5 ponto, formado pelas 3 entregas das 3 últimas aulas (maquete, plantas e cortes);

5,5 ponto do projeto (ver sobre avaliação do projeto);

1,0 ponto da prova teórica.

A nota final será: [nota prova teórica] x [ nota das 3 entregas + nota do projeto].

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO:

0,5 ponto: qualidade/ consistência do partido arquitetônico.

1,0 ponto: explicação do partido arquitetônico através de desenhos esquemáticos ou diagramáticos.

2,0 ponto: completude gráfica (se temos todos os desenhos e informações listados mais abaixo e aqueles imprescindíveis para a compreensão de cada projeto em particular).

2,0 ponto: qualidade gráfica (peso gráfico coerente com a escala, escolha correta da escala, orientação das plantas, coerência entre plantas, cortes, elevações e imagens da maquete (física ou eletrônica), entre outros).

O que esperamos como entrega final de projeto:

– máximo de 4 pranchas formato A1;

– a folha 01 deve conter, no mínimo, localização geral do terreno em uma mapa maior, onde possamos entender sua posição na cidade, um mapa mais aproximado com o desenho do entorno imediato, explicação sucinta da escolha do tema, tabela com o programa do museu, suas áreas e lotação por ambiente, explicação por desenhos do partido arquitetônico (se quiser, completar com UM POUCO de texto). Não colocar imagens de projetos de referência, apenas do seu próprio projeto. Se quiser, inserir nessa folha algumas imagens da maquete física e/ou eletrônica.

– as outras 3 folhas devem conter todas as plantas do edifício (o conteúdo das plantas é aquele solicitado na entrega parcial das plantas), ao menos 2 cortes, elevação da avenida liberdade, radial leste e alça de acesso à Av. 23 de Maio. Além disso é obrigatório apresentar imagens de maquete física ou eletrônica com entorno imediato, preferencialmente de diversos ângulos.

– A escala é de escolha do aluno, em função do porte do projeto, dentro das seguintes possibilidades: 1:250, 1:300 e 1:400. É necessário ajustar o peso gráfico e desenhos em função da escala escolhida. Pode ser adotada escala diferente das indicadas desde que exista justificativa que se note na apresentação das folhas.

Sobre a prova teórica: serão várias questões de múltipla escolha onde será avaliado se o aluno compreendeu os grupos de museu estabelecidos por Montaner, se sabe classificar os museus em seus devidos grupos em função de suas características e se sabe as características principais dos museus estudados nos estudos de caso e nas aulas teóricas. Ou seja, a prova avalia se o aluno adquiriu REPERTÓRIO de projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *