Para as turmas de projeto do 8o semestre, teremos a entrega da prancha síntese dia 15/04 na VM2 e 17/04 na VM1.
A folha é formato A2 e deve ser entregue logo as 19:00. Os alunos não precisam explicar seus respectivos projetos, haverá um debate e comentários gerais sobre todos os projetos por parte dos professores.
Com relação ao conteúdo da folha: são necessárias informações mínimas como nome do alunos e disciplina, tema do museu e uma síntese do programa com áreas.
Deverá ter desenhos suficientes para que seja possível compreender o partido arquitetônico. Além da explicação do partido é necessário que apareçam as plantas dos pavimentos com níveis e nome dos ambientes e pelo menos um corte mais significativo do projeto. Uma maquete eletrônica ou uma foto de maquete física volumétrica é importante para a perfeita compreensão da proposta. Aproveitem a maquete urbana, pois uma maquete de um prédio “voando” não vai ajudar muito. Ao desenhar a planta do térreo é necessário que junto esteja o terreno e entorno próximo.
Percebam que para caber tudo isso numa folha A2 é necessário escolher bem a escala, pensar na posição em que as plantas serão desenhadas, ajustar fontes, penas e se preocupar com o que é realmente importante, que é entender o funcionamento do projeto e a explicação da proposta.
Para a explicação do partido lembrem da explicação de projetos de Bernard Tschumi (New Acrópolis Museum, Le Fresnoy, Parque La Villette) e do BIG, que vimos em aula, com o partido explicado em desenhos que ocupam metade de uma folha A4.
Abaixo coloco alguns desenhos de trabalhos de TFG onde vemos a explicação do partido, ou o destaque a itens importantes que direcionam as escolhas de projeto.
Explicação de partido da aluna Thais Reis (Casa de Espetáculos) e do aluno Paulo Xavier (Midiateca), graduados em 2012.
1 thoughts on “Sobre a prancha síntese.”